Alunos do Residencial 2000 fazem prova internacional

A Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, no Residencial 2000, preparou 29 alunos, durante dois meses, para participarem do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), cuja prova será realizada na manhã desta segunda-feira (14). Entre pouco mais de 600 instituições escolhidas no Brasil, Uberaba participará, pela primeira vez. Trata-se de uma avaliação externa internacional que mensura a qualidade da educação no mundo. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

O diretor Bruno Inácio conta que o preparo dos alunos foi excelente, com aulas de reforço diárias em parceria com a Casa do Educador, além do trabalho com material disponibilizado pelo Pisa. Ele informa que dois avaliadores estarão na escola para a aplicação da prova. Professores, familiares e o próprio diretor também responderão a questionário de avaliação geral, com perfil socioeconômico.

Para Maria Inez Pucci De Martino Prata, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, o Pisa é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 15 anos, quando se pressupõe o fim da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Ela ainda afirma que a avaliação tem caráter importante para o Plano Nacional de Educação, sendo que a escola escolhida recebe olhar diferenciado do Ministério da Educação, na liberação de recursos e de investimento básico, por exemplo.
Programa realiza avaliações para subsidiar melhoria do ensino básico
O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. No Brasil, a coordenação do Pisa é de responsabilidade do Inep.

As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento, sendo Leitura, Matemática e Ciências, havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, novamente Matemática; e em 2015, Ciências, mas também foram inclusas as áreas de Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar