Alunos da rede municipal participam de atividades para se tornar “agentes da alimentação saudável”. Cerca de 30 alunos de 10 escolas estão participando do projeto. O primeiro encontro já aconteceu e cada aluno pôde relatar um pouco sobre as suas práticas alimentares. A intenção é que depois se tornem multiplicadores, incentivando os colegas a uma alimentação saudável.
De acordo com a nutricionista Marianna Gandara, do setor de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Educação, na seção sempre foram desenvolvidas ações de educação alimentar, mas nem sempre era alcançado o resultado, mesmo com conversas com os alunos. Assim, foi criado o “agente da alimentação saudável”, através do qual o aluno aprende e repassa as orientações aos colegas de forma mais recreativa, na linguagem deles. Toda ação terá o acompanhamento das nutricionistas, mas serão os alunos selecionados que passarão adiante.
“Na primeira etapa realizamos encontro para conhecer as crianças e o que comem. Na segunda etapa vamos trabalhar o conceito da nutrição. Depois de todo encontro passaremos uma tarefa, a última, quando cada aluno deve fotografar a alimentação dos amigos e o que influencia na alimentação deles, sobretudo na escola. A partir disso vamos elaborar um material para apresentarmos aos agentes, repassando os conceitos de nutrição e da boa alimentação, diante das fotos que tiraram”, explica Marianna.
A nutricionista revela que o projeto deve ser desenvolvido durante todo o ano, apenas com estes alunos e escolas. Pois o propósito é que o aluno, ao final do projeto, esteja compreendendo a importância de se alimentar bem, sobretudo com relação à saúde. Lembrando que trabalhar o tema com as crianças e jovens é ainda mais interessante porque serão educadores para uma alimentação correta.
Postado originalmente por: JM Online