Agências bancárias não entregam senhas para tentar burlar fiscalização, mas acabam sendo autuadas

A última semana, principalmente a partir da quinta-feira (08), foi movimentada nas agências bancárias de Uberaba. Quem transitou pelo Centro notou um grande número de pessoas nas portas dos bancos, aguardando em filas externas. A movimentação se deu devido ao 5° dia útil e também liberação do auxílio emergencial.

Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Humberto Raphael de Souza, as agências estão com os alvarás em dia e seguindo as determinações de biossegurança, no sentido de ter distanciamento social. Contudo, um aspecto notado foi a tentativa de burlar o tempo aceito de espera. 

"As agências como um todo tem usado de um artifício que nós do Procon notamos, eles estão deixando, justamente pelo motivo da aglomeração, os consumidores aguardando do lado de fora, mas não estavam entregando as senhas, impossibilitando que nós da fiscalização pudéssemos averiguar o tempo de espera na fila", explicou. Humberto ainda pontuou que na última semana foram feitas sete fiscalizações que resultaram em quatro agências autuadas, devido a não entrega de fichas. 

Vale destacar, que conforme o artigo primeiro da Lei 10.304, as agências bancárias instaladas no Município de Uberaba devem disponibilizar número suficiente de funcionários para atender ao público em tempo razoável, de forma apropriada e adequada e que o tempo razoável para atendimento precisa ser computado, via senha eletrônica, desde a entrada do consumidor na fila de espera até o início do efetivo atendimento. 

A lei ainda ressalta que esse tempo não pode exceder 20 minutos em dias de expediente normal; 25 minutos às vésperas e depois de feriados e 30 minutos nos dias de pagamento a servidores municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar