Ações comuns e disque dengue podem contribuir para evitar epidemia em Divinópolis

O primeiro mês do ano está acabando e um problema antigo continua: o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Divinópolis tem dez casos registrados de doença nesse primeiro mês, ainda faltando uma semana para o fim de janeiro.

Entre os dias 7 e 11 de janeiro, Divinópolis realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa). Segundo os dados coletados, a cidade está com alto risco de epidemia de dengue, com 5,9% de índice de infestação. Segundo o Ministério da Saúde, acima de 4% já é considerado risco alto.

Minas Gerais já registrou 4.112 casos de dengue. Duas mortes estão em investigação, devido à causa provável de óbito em decorrência da doença. A situação tem se mostrado preocupante. Em 2018, durante todo o mês de janeiro, a Secretaria contabilizou 2.042 pessoas apresentando os sintomas da doença. Em 2019, o mês ainda nem terminou e o número já ultrapassou o dobro.

Divinópolis está entre as 230 cidades com baixa incidência de casos. Apesar disso, os cuidados devem ser os mesmos. A principal atitude deve ser evitar o acúmulo de água em locais como pneus, vasos de água de animais e vasos de plantas. São importantes, também, outras ações simples, como tampar caixas d’águas, deixar garrafas com a boca para baixo e, se o terreno for propenso ao acúmulo de água, realizar a limpeza e drenar o líquido.

Outras medidas de prevenção incluem limpar bem piscinas, aquários, calhas e acumuladores de água. Colocar areia em vasos de plantas também ajuda a evitar o acúmulo de água e, consequentemente, um foco da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis disponibiliza desde março de 2017, um número exclusivo para denúncias de pontos que possam possibilitar o surgimentos de focos da doença. É o Disque Dengue, que funciona das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. O número de telefone para a população denunciar os possíveis focos de dengue é 3221-3722.

O post Ações comuns e disque dengue podem contribuir para evitar epidemia em Divinópolis apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar