Ação promove conscientização sobre vagas exclusivas de estacionamento

A empatia foi o sentimento que dominou a Rua Braz Bernardino na manhã desta segunda-feira (20), durante ação da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Como uma das atividades do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, foi realizada uma iniciativa com os motoristas que passavam pela via com o intuito de promover a reflexão dos condutores acerca do respeito às vagas exclusivas de estacionamento.

Durante toda a manhã, a ação de educação no trânsito ocupou as vagas comuns de estacionamento da via com objetos, veículos de segurança, idosos e táxis, invertendo a situação com a qual os detentores das vagas exclusivas aos grupos convivem diariamente: a ocupação do espaços por pessoas que não possuem nenhuma condição que as qualifiquem para tal. Além da ocupação, os carros que passavam pela rua eram parados na faixa de pedestres com a exposição de cartazes com mensagens sobre a importância do respeito à faixa de travessia.

Ação do Maio Amarelo chamou atenção de quem passava pela Rua Braz Bernardino (foto: Olavo Prazeres)

Toda a iniciativa foi acompanhada pelo secretário interino da Settra, Eduardo Fácio. Com a vivência, segundo o secretário, a ideia foi reforçar a percepção das dificuldades enfrentadas por diversos grupos quando condutores realizam a “parada de um minutinho”, a qual é proibida por lei com a exceção de situações emergenciais. “Esse direito precisa ser preservado, pois as vagas exclusivas existem em quantidade muito menor em relação às vagas comuns. Existe uma grande dificuldade do cidadão que tem o direito, por que ele, por vezes, encontra sua vaga exclusiva ocupada por alguém que não tem esse direito. O nosso trabalho é chamar a atenção para que o condutor respeite o espaço do próximo”, destaca.

LEIA MAIS

  • Maio Amarelo: no trânsito, o sentido é a vida!

Respeito entre atores do trânsito

A gerente do Departamento de Defesa de Direitos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Thais Altomar, que é cadeirante, foi uma das agentes de conscientização na iniciativa da Settra. Envolvida no projeto duplamente, como pessoa com direito às vagas exclusivas e integrante da SDS, Thais afirmou que o respeito envolve, principalmente, educação dos condutores. “A pessoa não está acostumada a lidar com o trânsito lembrando que ela também é pedestre. Ela utiliza o volante e esquece que, quando pedestre, ela passa por essas mesmas situações. Quanto às vagas, a importância maior é pensar que você tem o privilégio de não precisar das vagas. As pessoas são privilegiadas por não precisar de parar em vaga especial, então deixa que elas sirvam para nós que precisamos estar próximos dos locais de acesso”, ressalta.

Maio Amarelo 2019

O Maio Amarelo de 2019 tem o tema “No trânsito, o sentido é a vida” e conta com ações promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) durante todo o mês. Para a motorista e professora Flávia Dias, os meses temáticos são fundamentais para o aprendizado coletivo sobre questões sensíveis à sociedade. “É sempre importante ter essas conscientizações, principalmente com as crianças. A gente tem que começar desde os primeiros anos, educando sobre todos os temas. Então eu acho muito interessante essas ações, chama muita atenção”.

O post Ação promove conscientização sobre vagas exclusivas de estacionamento apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar