A vitória que não significa nada

Guilherme Azevedo

São Paulo e Atlético são as únicas duas equipes a vencerem seus dois primeiros jogos e manterem 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas (Santos enfrenta o Fluminense nesta quinta (02), podendo se juntar ao grupo). Essas vitórias, no entanto, podem esconder alguns números que evidenciam o acaso desses resultados e podem indicar problemas para o restante da temporada.

Disputando um campeonato diferente de grandes elencos como Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, a projeção do Atlético é de um time meio de tabela, sem aspirar por Libertadores, mas sem flertar com o rebaixamento. As duas primeiras rodadas são boas amostras do que pode acontecer nas próximas 36 rodadas. E o que se viu contra Avaí e Vasco foi um show de desorganização e falta de qualidade do elenco.

De acordo com o site especializado em estatísticas Footstats, contra o Avaí, foram 506 passes certos e 32 errados, 21 cruzamentos para a área, com 2 acertos e 19 erros. O time também lançou a bola 29 vezes e errou 18. Contra o Vasco, números semelhantes: 401 passes certos e 35 errados, 11 cruzamentos errados e apenas quatro certos e 21 lançamentos errados.

O que isso mostra é a falta de qualidade do time atleticano, que sem uma boa articulação para chegar ao ataque, roda a bola entre suas linhas defensivas e tenta chegar ao ataque através de lançamentos, passes longos e cruzamentos. Muito pouco para um time como o Atlético. A lentidão na chegada dos meias também impressiona. Ricardo Oliveira, o mais avançado dos atacantes em São Januário, por várias vezes foi visto na sua intermediária de defesa.

Vale a pena destacar que, apesar de não apresentar um bom futebol, o Atlético venceu concorrentes diretos e esses pontos vão ser importantes para o decorrer do campeonato, mas o nível de atuação ainda preocupa os torcedores, que não tem dúvidas sobre o baixo rendimento da equipe.

 

– O Cruzeiro começou o campeonato com o freio de mão puxado. O time de Mano Menezes ainda não repetiu as boas atuações da Libertadores nessas duas primeiras rodadas e soma apenas 3 pontos, numa vitória difícil contra o Ceará. O time de Mano tem que abrir o olho para não estrear no Brasileirão tarde demais, como na temporada passada

Por Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar