Uberaba recebeu, até a tarde desta terça-feira (23), 32 mil 222 doses para imunização do grupo prioritário da Etapa 1, de acordo com o vacinômetro disponível no site da Prefeitura. Contudo, pouco mais de 24 mil foram aplicadas após dois meses do início do processo, no dia 20 de janeiro. A inconstância da vacinação levanta dúvidas sobre a agilidade do governo municipal em garantir a aplicação às faixas definidas.
A secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, define a procura por informações como angustiante, e garante que o processo de Uberaba está em consonância com as determinações federais e estaduais.
“A população de Uberaba pode ter certeza que o nosso serviço tem seguido as determinações. A angústia no avanço das etapas se relaciona com as doses que recebemos. Estamos preparados para zerar o estoque que recebemos hoje até o final de semana. Nós pegamos o carro andando, e a nossa preocupação sempre foi não deixar a população esperando a vacina”, declara Fabiana.
Questionada sobre o impacto da nova determinação do Ministério da Saúde, que garante a aplicação integral de todas as remessas em 1ªs doses, Fabiana avaliou que a mudança é positiva, e garante o avanço rápido do plano.
“[A determinação] muda. Muda porque conseguimos avançar. Nós temos sido muito questionados por pessoas dizendo que a vacina não ultrapassa os 85 anos, e vocês sabem que nós chegamos até 79. Apenas ontem, quando recebemos novas doses, completamos o público de 79 anos. Em cada remessa, nós temos determinações a seguir, e Uberaba tem seguido à risca”, finaliza a secretária-adjunta.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba