O Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos e serviços Pet do mundo e também têm a segunda maior população de cães, gatos, aves e peixes ornamentais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do ABINPET – Associação Brasileira de Indústria de Produtos para animais de estimação. O numero chega a quase 142 milhões de pets no nosso país.
Muriaé também vem se destacando muito neste mercado que cresce a cada ano, com lojas especializadas, clínicas veterinárias, variedades de animais, acessórios e outros produtos. E estes serviços e produtos são diversos como: alimentação, medicação, vacinação, tratamentos médicos e estéticos, internação, vestuário, mobilidade e até passeios.
Em levantamento, conseguimos apurar que há aproximadamente em Muriaé dez lojas especializadas, oito clínicas veterinárias, quatro serviços para transporte de animais, uma hospedagem e muitos profissionais que fornecem o serviço de banho e tosa, entre outros seguimentos.
Com esta crescente, a indústria e comércio vem em constante expansão, buscando ambientes diversos, espaçosos e com grande variedade para que possam se destacar neste mercado tão disputado. O mercado de trabalho também vem abrindo vagas e exigindo cada vez mais especialização e dedicação dos profissionais.
Como o caso dos profissionais em destaque abaixo:
Nayara Freitas Silva tem 29 anos, é funcionária de uma loja especializada na Avenida Constantino Pinto, e é tosadora e banhista, sendo responsável pelo cuidado e estética dos animais. Trabalha no ramo há dois anos e espera se especializar ainda mais na área nos próximos anos.
“Todo mundo que tem um cachorro, por exemplo, sabe o quão fiéis estes animais são, não te abandona e estão sempre presentes nos bons e maus momentos, nas horas de tristeza e de alegria. Um pet nos ajuda a demostrar o melhor de nós, e isso resume a minha profissão, pois trabalhar com eles requer muito carinho e amor.” Relata a profissional.
Emanuely Rodrigues dos Santos tem 21 anos, é autônoma, banhista e tosadora de animais de estimação. Ela trabalha há dois anos no ramo e vem se especializando na área.
“É gratificante, sempre fui apaixonada com pets, de pegar na rua e trazer pra casa, então hoje poder estar em contato com eles diariamente é recompensador, saber que seus tutores confiam no meu trabalho não tem preço, pode ser clichê, mais trabalhar com o que se ama não é trabalho.” Relata a profissional.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé