O tema dessa edição é “Mulheridades”
Começou nesta terça-feira (29), a XVII edição do tradicional Fórum das Letras, evento literário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento acontece de forma híbrida, para que todos tenham fácil acesso ao fórum. A programação vai até o dia 2 de dezembro e terá como tema central “Mulheridades”. As atividades acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência, a partir das 10h.
A abertura do evento contou com a presença da deputada federal eleita Duda Salabert. Duda é Professora de literatura, ambientalista, ativista filiada ao Partido Democrático Trabalhista e nas eleições deste ano se tornou a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais. Além da deputada, o evento vai contar com a presença do dramaturgo, diretor e ator Julliano Mendes, Leca Kangussu, Junia Carvalho, Celina Lage Ângela Xavier e a brasileira radicada em Berlim, Carla Bessa, que ganhou o Jabuti com o livro de contos “Urubus”. Para agitar o público, o coletivo Mulherio das Letras do Brasil e de Portugal vai conduzir um sarau.
A coordenadora geral do evento, Guiomar de Grammon, falou um pouco sobre o tema escolhido.
A ampliação das políticas sociais, incrementando as condições de vida da população em geral, fomentou a melhoria de alguns indicadores sociais das mulheres e grupos LGBts na área de saúde e educação. No entanto, essa melhoria ainda não é suficiente para colocá-los em situação de igualdade de condições em outras esferas, como o mercado de trabalho e os espaços de tomada de decisão”, disse a coordenadora.
A ideia do Fórum Letras 2022 é colocar em cena essas vozes que, por muito tempo foram silenciadas e que, hoje, dominam a produção literária da contemporaneidade.
Foto: Fernanda Trópia