Sessão pipoca indica filmes e séries sobre adoção

Em homenagem ao dia nacional da adoção, que é celebrado no dia 25 de maio, o Sessão Pipoca traz dicas de produções que falam sobre esse tema para vocês mergulharem em histórias que nos levam a refletir sobre os vínculos familiares e o amor que vai além dos laços de sangue.

UM SONHO POSSÍVEL

Adoção

Um Sonho Possível é um filme que conta a história de Michael, um jovem afro-americano com dificuldades acadêmicas e que não tinha onde morar, que é acolhido pela família Tuohy. Leigh Anne, a matriarca da família, é uma mulher determinada e de personalidade forte que encontra Michael vagando pelas ruas e decide levá-lo para casa. Anne e sua família acolhem Michael de braços abertos, oferecendo-lhe um lar, apoio emocional e oportunidades. O jovem começa a se destacar no futebol americano, revelando um talento natural para o esporte. Porém sua jornada não é apenas sobre sucesso nos campos de futebol, mas é também sobre superar obstáculos pessoais e encontrar seu lugar no mundo. O longa destaca o poder transformador do amor e da generosidade, mostrando também como a algumas atitudes podem proporcionar esperança, provando que muitas vezes o que falta para muitos é apenas oportunidades.

DE REPENTE UMA FAMÍLIA

Em De Repente uma Família nós vamos acompanhar Pete e Ellie, um casal que ao decidirem ter um filho, optam pela adoção ao invés de tentarem uma gravidez. Eles passam a frequentar um grupo de orientação ao lado de outros casais e participam de uma espécie de feira destinada a proporcionar encontros entre adultos e jovens sem lar. O casal acaba se apaixonando por uma adolescente rebelde chamada Lizzy e pouco mais tarde descobrem que ela possui dois irmãos mais novos, Juan e Lita. Com três novos filhos e sem qualquer tipo de experiência como pais, Pete e Ellie precisam se adaptar à nova vida, mas apesar dos desafios ao assumir a responsabilidade por três crianças, eles estão determinados a formar uma família. O filme aborda de maneira sensível e humorística os altos e baixos da adoção, incluindo os desafios emocionais, logísticos e de relacionamento na jornada da paternidade adotiva. Eles enfrentam momentos de incerteza e frustração, mas também experimentam a alegria, o amor e a conexão que vêm com a formação de uma nova família.

ANNE WITH AN E

A próxima da lista é a série Anne with an E uma série que se passa no Canadá do final do século 19. Ela vai acompanhar Anne Shirley, uma jovem órfã falante e cheia de imaginação que é adotada por engano. Matthew e Marilla Cuthbert, são dois irmãos de idade já avançada que vivem juntos, pois nenhum deles nunca se casou. Eles decidem adotar um menino órfão para ajudar com os afazerem em sua fazenda, mas quando Matthew vai até a estação para buscar o menino, quem está a sua espera é na verdade Anne. Apesar de Marilla se mostrar relutante em ficar com a menina devido a aparente inutilidade da jovem, Matthew e logo se encanta pelo espírito único e pela inteligência de Anne. Por conta de um mal-entendido eles devolvem a menina para o orfanato, mas assombrada por tudo que passou enquanto viveu lá, Anne volta para a estação. Após se darem conta do mal-entendido, os irmãos decidem trazer a jovem de volta e a partir daí vamos acompanhar uma história linda, emocionante e inspiradora que celebra um amor que transcende os laços de sangue.

ELE TEM MESMO OS SEUS OLHOS

A comédia Ele Tem Mesmo os Seus Olhos é um filme que gira em torno de um casal afro-francês que decide adotar um bebê. No entanto, eles são surpreendidos quando descobrem que o bebê que receberão é branco. Durante todo o processo de adoção, o casal enfrenta diversos preconceitos, tanto por parte de suas famílias quanto da sociedade em geral. Paul e Sali precisam lidar com a desconfiança da assistente social que cuida do caso, assim como a falta de apoio por parte da família de Sali, que têm dificuldade em aceitar a ideia de um neto branco. Além disso percebem também certo estranhamento por parte de estranhos e conhecidos, que não conseguem entender a dinâmica de sua família. O casal luta para encontrar um equilíbrio entre suas próprias tradições e a cultura do bebê. Esse é um filme leve que parece ser simples, mas aborda um tema difícil de uma forma bastante descontraída.

Assista ao episódio:

Ouça o Podcast:

Pesquisar