Monte Azul, no norte de Minas, vai receber o Ministério Público Itinerante

O objetivo do MP Itinerante é oferecer iniciativas culturais, educativas e inúmeros serviços gratuitos à população

Foto: MPMG

Na próxima terça-feira (23/04), o município de Monte Azul recebe o Ministério Público Itinerante (MP Itinerante). O projeto é realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), e o objetivo é oferecer iniciativas culturais e educativas, além de inúmeros serviços gratuitos à população.

A Praça Francisco Teles de Menezes, das 9h às 16h, foi o local escolhido para que toda a estrutura do MP Itinerante e seus parceiros, composta por unidades móveis, tendas e estandes, para possibilitar os atendimentos das Promotorias de Justiça do MPMG em diversas áreas, como Cidadania, Cível, Criminal, Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras; o registro de manifestações (críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões), análise e encaminhamento pela Ouvidoria das Mulheres e pela Ouvidoria do MPMG; atendimento jurídico; audiências de conciliação e mediação; orientação sobre benefícios previdenciários; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento veterinário; ações de atenção primária à saúde, como vacinação e aferição de pressão. Além disso, são promovidas reuniões, palestras e rodas de conversa sobre diversos temas de interesse coletivo.

Foto: MPMG

Em 2023, foram realizadas 34 edições do MP Itinerante, em municípios distribuídos em várias regiões de Minas Gerais, como Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, atendendo cerca de 25 mil pessoas. Em 2024, serão realizadas, pelo menos, 30 edições e a expectativa é que o número de participantes das atividades e serviços oferecidos seja superior ao ano anterior.

Pesquisar