Podcast Contos das Gerais: conheça Sabará, o primeiro povoamento de Minas Gerais

Hoje vamos conhecer Sabará, cidade localizada na região metropolitana a 22 km de Belo Horizonte, com 129 372 habitantes de acordo com o censo 2022

História

O município de Sabará é registrado como o primeiro povoamento de Minas Gerais pós colonização. A história se iniciou no século XVII, com a expedição Bandeira das Esmeraldas,  que buscava a mítica região do sabarabuçu, montanha resplandecente. Os bandeirantes acreditavam que esse local possuía uma infinidade de esmeraldas e outros tesouros cobiçados por Portugal. O capitão Matias Cardoso de Albuquerque, foi eleito líder da equipe de vanguarda da Bandeira das Esmeraldas depois de percorrer um longo caminho, encontrou um local favorável para as roças, com fonte de água, livre do perigo das enchentes e um ponto de travessia do rio a pé. Assim, Sabará passou a ser um ponto de pousada para a travessia do sertão.  Em 1674, chegou à região o restante da bandeira que iniciou o processo de organização urbana dos núcleos mineradores. O local se desenvolveu rapidamente e se tornou de grande importância para todo o Brasil. A Vila do Sabará já abrigou uma das Casa de Fundição da época do Ouro em MG, que inclusive era muito abundante na região, Com rios e lavras riquíssimos, houve um tempo com milhares de escravizados trabalhando na mineração. O município também é protagonista, tendo contribuído com significativa importância em dinheiro e voluntários para a luta pela Independência em 1822. Atualmente, Sabará preserva ainda os vestígios de sua história e abriga construções da época colonial.

Turismo:

Igreja do Ó, Sabará

Sabará é uma daquelas cidades históricas maravilhosas e aconchegantes de Minas Gerais. Para os amantes de arquitetura e aqueles que gostam de conhecer igrejas do período colonial, Sabará é o local ideal. A Igreja do Ó,  construída no início do século XVIII, é uma das mais antigas de Minas e o que tem de modesto por fora, tem de belo e decorado por dentro. Já a a Igreja de Nossa Senhora do Carmo carrega a tradição do barroco e rococó, com contribuições de Aleijadinho. Outra coisa interessante para se conhecer em Sabará, é o festival da Jabuticaba, que acontece anualmente. Tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural, o evento oferece inovações dos produtores locais de jabuticaba, além de promover arte e cultura para os residentes e turistas da cidade de Sabará. Ah, e se você visitar a cidade de Sabará e quiser voltar assim como eu, não se esqueça de passar pela Fonte do Kaquende, no centro histórico, para beber a água desse chafariz que funciona desde 1757. Isso porque reza a lenda que quem bebe a água da fonte do Kaquende, sempre volta a Sabará.

Fonte do Kaquende – Portal Minas

Pesquisar