Podcast Contos das Gerais: conheça Brumadinho, a cidade que abriga “Inhotim”, o maior museu a céu aberto do mundo

Hoje vamos conhecer Brumadinho, município localizado a 55 km de Belo Horizonte, com 40.666 habitantes de acordo com o censo de 2020

História 

Foto: Portal da cidade

Os primeiros registros da região do Espinhaço Meridional, onde hoje se situa o município, foram feitos por bandeirantes paulistas. Eles eram chefiados por Fernão Dias Paes Leme, que fundou inicialmente um núcleo de abastecimento da bandeira, pousos de repouso de tropas e lugar de levantamento dos mantimentos na região de Brumadinho. De ponto de abastecimento dos bandeirantes, passou a um pequeno arraial de mineradores.

O desenvolvimento da cultura cafeeira e a possibilidade de se extrair e exportar minérios de ferro, abundantes na região, provocaram a construção do ramal do Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil, fazendo nascer e desenvolver o povoado, com a chegada de trabalhadores e imigrantes estrangeiros. Assim o local ganhou aspectos de uma pequena cidade, já com um simples comércio estabelecido, várias moradias e uma população fixa..

O nome Brumadinho foi dado à Estação construída no lugar e tem origem na derivação do nome do povoado mais próximo, Brumado e Paraopeba.

Ao falar de Brumadinho, não é possível não se lembrar do crime ambiental que aconteceu na cidade em 2019, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, controlada pela empresa Vale SA. A tragédia marcou a história da cidade, e nunca deve ser esquecida para que os responsáveis sejam punidos e a justiça seja alcançada para as centenas de vítimas. 

Turismo

Jardim Botânico de Inhotim Foto: melhores detinos

Agora vamos falar de coisas boas! Brumadinho é uma cidade incrível que abriga Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo. O local é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea da atualidade. O local conta com exposição ao ar livre de grande escala, além de  esculturas, fotografias, vídeos, performances, desenhos e pinturas que datam desde a década de 1960 até os dias atuais. São cerca de 560 obras, de aproximadamente 60 artistas, de 38 países diferentes. 

Além da grande coleção artística, Inhotim abriga um enorme jardim botânico, composto por mais de 4,3 mil espécies nativas brasileiras da Mata Atlântica e do Cerrado e exóticas de várias partes do mundo.

Instalação artística em Inhotim – Foto: Muralzinho de ideias

 

Pesquisar