Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entre os dias 9 e 30 de agosto foram registrados 4.600 novos casos e 41 mortes por Covid-19.
O número de casos de Covid-19 no Brasil aumentou em agosto. Um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra que a taxa de positividade dos testes dobrou em relação a julho, passando de 7% para 15,3%.
Nos estados analisados, Minas Gerais (21,4%) é o estado com maiores taxas de positividade, seguido de Goiás (20,4%), Distrito Federal (19,5%), Paraná (15,7%), São Paulo (14,1%) e Mato Grosso (13,6%). Segundo o ITpS, os porcentuais mais elevados de positividade são observados nas faixas etárias de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%).
Há duas semanas, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de contaminação pela nova variante Éris no Brasil, em São Paulo, mas especialistas acreditam que ela já estava circulando no país antes. O provável é que ela só não teria sido encontrada pelos laboratórios.
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quarta-feira (30), entre os dias 9 e 30 de agosto foram registrados 4.600 novos casos e 41 mortes por Covid-19.
O vacinômetro da SES-MG mostra que 67,28% retornaram aos postos de saúde para receber a primeira dose de reforço contra a doença. Já a cobertura infantil não atinge nem metade do público. Segundo o painel, somente 40,89% deste público tomou a segunda dose do imunizante e apenas 4,17% tomou o primeiro reforço. Segundo o ITpS, a recomendação é que crianças e adolescentes até 18 anos recebam três doses da vacina e adultos e idosos, quatro.
Orientação
Apesar dos números e do registro de circulação de uma nova sub variante, até o momento, não há indicação para recomendar o uso de máscara para toda a população. A recomendação continua sendo que a população mantenha a vacinação em dia.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil