O Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) já está sendo implementado nas escolas da rede estadual por meio das equipes capacitadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para atuação nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Na primeira etapa de implantação foram realizadas reuniões de alinhamento, avaliação das demandas e necessidades de cada instituição, além de planejamento das ações.
No estado, as equipes dos Núcleos de Gestão Pedagógica Regional (NGPR) estão indo às escolas. Mais de 400 instituições já receberam a visita nos últimos meses. Por meio da implementação dos planos de recomposição elaborados e consolidados pelas escolas, é esperado o desenvolvimento das habilidades e competências não trabalhadas ao longo dos dois últimos anos pelo impacto da pandemia.
As equipes NGPRs das SREs têm atuado na identificação dos projetos interdisciplinares em construção que podem viabilizar o trabalho da equipe PRA e oportunizar a consolidação das habilidades de recomposição. Conteúdos como o Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa-MG), o Jornal e o Caderno Lupa estão sendo utilizados no desenvolvimento das atividades pedagógicas do PRA.
Planejamento, estratégia e ação
Composto por conjunto de ações, o PRA tem o objetivo de garantir o direito à aprendizagem e assegurar o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), que não foram consolidadas pelos estudantes durante o período de ensino remoto ocasionado pela pandemia. A iniciativa, regulamentada pela Resolução SEE 4.825/2023, conta com três eixos estruturantes: a evasão escolar, os aspectos socioemocionais e a recomposição das aprendizagens. As ações estão estruturadas em planejamento, execução e monitoramento.