Vendas para Dia dos Namorados na Capital movimentarão R$ 2 bi

Comerciantes estão otimistas com a data e preparam promoções para atrair os consumidores em Belo Horizonte

Os comerciantes varejistas da Capital esperam vender mais no Dia dos Namorados este ano. A visão positiva da maioria foi identificada na pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 305 lojistas, entre os dias 28 de abril e 16 de maio. Na análise, 60,3% acreditam que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. A data deve injetar R$ 2,15 bilhões na economia da cidade.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o otimismo do comerciante é reflexo do melhor preparo deles. “Eles estão conhecendo melhor seus clientes, se preparando  melhor, dando tratamentos diferenciados, fidelizando clientes, dominando melhor os seus negócios. Estão mais assertivos”, analisa.

Para ele, os empresários estão retomando a confiança na economia e o cenário começa a favorecer. “A maior empregabilidade na cidade, o pequeno aumento do poder aquisitivo e a antecipação do 13º são movimentos favoráveis. As vendas começam a aumentar e a confiança também”, diz.

Para o presidente do Grupo Meet/Porcão, Fernando Júnior, a data este ano caiu num dia da semana que poderia ser ruim, mas para ele não é. “É numa segunda e não abrimos neste dia da semana. Então, a gente ganha um dia a mais de faturamento no mês. Estou muito otimista e nossas reservas estão quase esgotadas. Vamos abrir exatamente porque é Dia dos Namorados, é nossa estratégia. Do contrário, não faturaríamos nada”, comemorou.

Atrativos e promoções para o Dia dos Namorados

No Minas Shopping, a visão também é otimista, eles esperam um aumento do fluxo de clientes em 10% e nas vendas em 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. Até 12 de junho, na promoção “Brinde sua história de amor”, a cada R$ 400 em compras, os clientes vão ganhar um copo térmico e concorrer a um ano de almoços ou jantares grátis no Coco Bambu instalado no mall.

“Estamos confiantes, a premiação da promoção que criamos está bem atrativa”, diz a gerente de marketing do shopping, Ana Paula Alkmim.

De acordo com o estudo da CDL, a expectativa dos comerciantes é que os consumidores invistam, em média, R$ 181,66 por presente, sendo que 79,7% esperam que cada pessoa compre apenas um item. O tíquete médio deste ano deverá ser 0,9% maior que o de 2022, que foi de R$ 180.

Aumento de estoque

Para atender a demanda da data comemorativa, 45,6% dos entrevistados disseram que aumentaram o estoque com relação ao mesmo período do ano passado. 39% afirmam que vão manter o mesmo nível e 15,4% devem diminuir.

Foi o que fez a loja de presentes criativos, Aviva Ideias. O proprietário da loja, Rodrigo Freitas, diz que fez uma compra expressiva, acima do normal, visando à data. “Estou otimista, apesar dos números dos primeiros meses do ano não terem sido tão bons”, afirma. Ele conta que a data dos namorados é a melhor para ele depois do Natal e que está esperançoso.

A loja de roupas femininas Raro Efeito, do bairro Santo Antônio, também estocou visando o Dia dos Namorados. Carla Limões, responsável pela butique, explica que eles estocam com antecedência e fazem uma compra maior nessa época, visando o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. “Esse ano não foi diferente. A gente sempre tem a expectativa de melhora, mas estamos com o pé no chão, o movimento está abaixo do esperado”, analisa.

Produtos que devem vender mais no Dia dos Namorados

De acordo com a pesquisa, as roupas devem ser os produtos de maior saída, na visão de  37% dos comerciantes entrevistados. Em seguida aparecem calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Acessórios, chocolates e artigos de decoração estão empatados com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), joias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam a lista.

Isabela Barbosa, responsável pelo marketing da ‘De Todo Coração’ (antiga Official Malhas), as duas butiques na cidade não devem vender mais que no ano passado.  Com visão mais pessimista e apesar de estar no setor de maior expectativa de vendas, a moda, ela não espera melhora este ano. “A gente fez campanha do Dia das Mães, estamos aguardando virar o mês para lançar a do Dia dos Namorados, mas não estamos tão otimistas. Desde o início do ano, nossas vendas estão mais baixas e as datas comemorativas têm sido atípicas”, avalia.

Os três itens que deverão ser mais vendidos registraram aumento no tíquete médio em comparação ao último ano. São eles: roupas: R$ 221,62 (aumento de 50,8%), calçados: R$ 228,47 (aumento de 51,3%) e flores: R$ 102,58 (aumento de 2,6%).

Redes sociais para atrair consumidores

A pesquisa mostrou ainda que 82,3% dos lojistas vão utilizar o Instagram para potencializar as vendas do Dia dos Namorados. Já 72,8% apostarão no WhatsApp e Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e tráfego pago (0,3%). As demais estratégias adotadas serão decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%) e carro de som (1%).

Os lojistas também citaram outras estratégias para atrair os clientes: divulgação dos produtos (80,3%), flexibilidade ou facilidade de pagamento (40%), variedade de produtos (38,7%) e atendimento qualificado (16,4%).

Para o presidente da CDL, Marcelo de Souza Silva, o comércio hoje é muito descentralizado. “Mas os comerciantes estão conhecendo mais os seus clientes, cuidando mais deles, oferecendo tratamento diferenciado e sabendo lidar melhor com eles. E as redes sociais são uma importante ferramenta para isso”, analisa.

Formas de pagamento

Os lojistas acreditam que o pagamento parcelado no cartão de crédito será a escolha da maioria (48,5%), com uma média de quatro parcelas. À vista no cartão de crédito deve ser a segunda opção (35,4%) seguida por Pix (11,1%) e cartão de débito (3,9%).

As informações são do Diário do Comércio.

Foto: Alisson J. Silva.

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