A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para consequências médicas e comportamentais, como depressão e deficit de atenção
A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta terça-feira (23/5/23), para debater o uso responsável de telas como tablets, celulares e computadores por crianças e adolescentes. A reunião começará às 16 horas, no Auditório do andar SE.
Com o contato cada vez mais precoce e frequente de menores de idade com esses dispositivos, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para consequências médicas e comportamentais, como sedentarismo, depressão e transtornos de sono e de deficit de atenção.
Outros malefícios que podem ser causados pelo uso indiscriminado de telas são problemas visuais e auditivos, vícios de postura, agressividade e comportamentos autolesivos.
“Cada dia mais se torna necessário e urgente estabelecermos um diálogo para garantir que as famílias tenham acesso a dispositivos que ofereçam maior segurança ao uso de eletrônicos por crianças e adolescentes”, afirma o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário da ALMG, que solicitou a audiência.
Foram convidados para a reunião representantes de órgãos como a Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e o Conselho Regional de Psicologia.
Foto: Willian Dias