Podcast Contos das Gerais: conheça São Francisco, cidade da festa do “Boi dos Reis”

A charmosa São Francisco fica localizada a 587 km de Belo Horizonte e está situada no Norte de Minas. O município conta com 3.308,100 km² e tem uma população estimada em 56.625 pessoas, conforme o IBGE de 2021.

No século XVII, surgiram quadrilhas de assaltantes nas estradas e, principalmente, no rio São Francisco. Como forma de combater esses criminosos, as autoridades designaram bandeirantes como Matias e Januário Cardoso, Domingos do Prado Oliveira e outros. Com isso, muitas quadrilhas se refugiavam nas aldeias indígenas, o que levou os bandeirantes a invadirem as aldeias.

Após as invasões, os bandeirantes se mantiveram na região e se instalaram na Pedra dos Angicos. Já em 05 de novembro de 1877, Pedras dos Angicos se transformou em São Francisco. Dez anos depois da mudança, a cidade era formada basicamente de pescadores e suas famílias que sobreviviam da pesca e do comércio deste produto que era revendido por tropeiros às cidades, vilas e arraiais.

São Francisco tem sua base turística voltada ao Rio São Francisco. Mas aí que fica a pergunta, o que fazer na cidade? Bom meu caro viajante, São Francisco oferece como turismo a “Gruta do Gato”, uma caverna de fácil acesso, não sinalizada, mas com experiências incríveis. Além disso, você pode se deslumbrar com a vista do “velho chico”.

A cidade ainda oferece a festa “Boi de Reis”. O festival começa no dia 1º de janeiro, com o lançamento dos Bois, quando saem às ruas pela primeira vez, acompanham as apresentações durante todos os dias, e no dia 06 de janeiro, já sabem para qual equipe vão torcer, muito embora, geralmente cria-se um laço de pertencimento e já escolhem o Boi do coração e torcem para o mesmo sempre.

Pesquisar