Grão Mogol é uma cidade localizado a cerca de 570 km de Belo Horizonte, situada na região Norte de Minas Gerais. O município possui área de mais 3.885 km² e 15.943 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história de Grão Mogol teve início no final do século XVIII, junto à descoberta de diamantes. Em 1839, o local passou a atrair estrangeiros que, provavelmente, atuavam na exploração das pedras preciosas. Assim, a cidade começou a se destacar por movimentar o comércio de diamantes, explorados inicialmente de forma clandestina.
Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. Em 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito. Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do território de Grão Mogol e com a criação dos novos municípios
Ainda nesse período, a falta de oportunidade de emprego fez com que os moradores locais iniciassem um processo de migração em direção às cidades próximas e à grandes centros urbanos como São Paulo. Com isso a cidade estagnou no seu crescimento e a sua população residente decresceu.
No entanto, os conjuntos arquitetônicos da Avenida Beira-Rio, da Rua Cristiano Belo e da Rua Juca Batista levam o turista de volta ao passado. A cidade simples, tranquila e autêntica oferece também aos visitantes locais com paisagens como as da Serra Geral, da Trilha do Barão, da Cachoeira do Inferno e da Gruta Lapa da Água Fria.
A cidade é perfeita para os amantes de esportes de aventura, já que o Lago do Irapé permite aos turistas praticarem atividades como rafting, rapel e passeios de balsa.
Com informações do IBGE e Governo de Minas.