O podcast é o primeiro da iniciativa META/ABERT
O Podcast “Pauta Quente” é o novo projeto do grupo Sistema MPA, que é contemplada por quatro emissoras de rádio (Radio 94 Live, Rádio Nova Sertaneja, Rádio Minas FM e Rádio Antena 1 – Divinópolis), além do portal de notícias (sistemapa.com.br ) e a TV Candidés. O projeto foi lançado no dia 21 de novembro, no YouTube do sistema MPA, e o primeiro entrevistado foi o Deputado Estadual e Senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (PSC).
A ideia do projeto surgiu após o encontro promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do programa “Acelerando a Transformação Digital”, da Meta, empresa que controla o Facebook e Instagram, e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).
O podcast “Pauta Quente” tem como produto principal um formato que entrega notícias e comentários políticos para o seu público. Para chegar neste tema, o Sistema MPA contou com o auxílio fornecido pelo META com o Henri Karam, além da utilização da pesquisa Kantar/AMIRT.
META/ABERT
O Meta/ABERT foi um programa criado pela com objetivo de apoiar as redações e empresas de jornalismo a estruturarem uma transformação digital, construindo modelos de negócio sustentáveis e otimizando processos, produtos e serviços.
O projeto, que teve mentorias e um investimento de US$ 15 mil, selecionou 25 emissoras de Rádio e TV no Brasil, sendo o podcast “Pauta Quente” o primeiro produzido pelo programa.
SEBRAE E AMIRT
No segundo semestre de 2021, o Sebrae, juntamente com a AMIRT, promoveu um encontro de associados onde foi oferecido um programa de capacitação de conteúdos televisivos. Com o objetivo de impulsionar e desenvolver o ecossistema da radiodifusão em Minas, as jornadas também ofereceram conteúdos subsidiários para qualificar a gestão dos negócios.
A iniciativa foi direcionada aos gestores de empreendimentos de rádio e TV, atuantes em cidades do interior do Estado, de maneira a criar uma rede colaborativa horizontal potencializando as capacidades de cada emissora. Além disso, o programa teve o objetivo de capacitar os empreendedores da radiodifusão mineira a atuarem de maneira cooperada.
Kantar/AMIRT
A Kantar Ibope Media lançou, em setembro deste ano, o seu estudo anual sobre o consumo de rádio no país, chamado de Inside Radio 2022. A pesquisa revelou detalhes sobre consumo, preferências e atividade publicitária no rádio. No estudo, foi mostrado a potencialização do podcast, que teve 40% dos ouvintes de rádio engajados com o formato, entre abril e junho deste ano. Já os cinco assuntos mais buscados são: entrevistas (45%), humor (42%), política (33%), música (29%) e notícias (25%).
Com base na pesquisa, o Sistema MPA pensou e idealizou o seu produto com foco na política e nas principais notícias.
O podcast “Pauta Quente” já disponibilizou três episódios. Para assistir os programas, basta acessar o YouTube Estúdios MPA.