Metade da população do Brasil está imunizada contra a covid-19

Uso de máscaras e distanciamento social ainda são cruciais, diz SBI

O Brasil superou a marca de 50% da população com o esquema vacinal contra covid-19 completo, seja com vacinas de duas doses ou dose única. O IBGE estima que o Brasil tenha cerca de 213 milhões e 300 mil habitantes. 52% deles, quase 111 milhões, completaram a imunização.

O vacinômetro do Ministério da Saúde informa que foram distribuídas aos estados 320 milhões de doses de vacina contra o coronavírus e aplicadas 262 milhões. Mais de 4 milhões e 300 mil pessoas receberam a dose de reforço.

A moradora de Curitiba Ana Paula dos Santos, de 25 anos, recebeu a segunda dose na última sexta-feira. Ela diz estar aliviada por, enfim, estar com a proteção completa, mas que não abre mão dos cuidados básicos como uso de máscaras e distanciamento social.

O médico infectologista, Demetrius Montenegro, da Sociedade Brasileira de Infectologia, ressalta a importância da marca. Segundo ele, a vacina é a principal responsável pela redução de casos e de mortes por covid-19 no país. O impacto é sentido também dentro dos hospitais.

O infectologista diz que as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser mantidas. Apesar da importância de a metade da população estar imunizada; a vacina ainda não é suficiente para garantir a segurança de todos.

Montenegro diz que, ainda são necessários mais estudos, mas é provável que seja necessário a dose de reforço anual da vacina.

O Ministério da Saúde iniciou a preparação para a campanha de 2022. O ministro Marcelo Queiroga já disse que o país conta com mais de 350 milhões de doses para o ano que vem.

As informações são da Radioagência Nacional.

Foto ilustrativa: Pixabay

Pesquisar