Conheça Tombos, a menor cidade do Brasil com um clube de futebol profissional

Tombos é uma cidade localizada na região da Zona da Mata. Sua população é de 8.201 habitantes e está situada há apenas 5 km da divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

No século XVIII, Tombos se localizava na jurisdição da Vila do Ribeirão do Carmo, hoje conhecida como Mariana. Apesar de estar relativamente próxima ao litoral, a cidade não apresentou um crescimento populacional consistente. Entre outros motivos para o baixo povoamento da região encontram-se a falta de metais na área e a restrição colocada pela administração da colônia para a ocupação de regiões não povoadas.

A cidade tem o marco inicial de sua história no começo do século XIX, quando o Coronel Maximiano José Pereira de Souza foi o pioneiro a explorar a região. O Coronel decidiu fixar-se na região, juntamente com seus familiares, escravos e amigos, sendo os primeiros moradores do povoado. As terras da região eram habitadas por tribos indígenas, como os Puris e os Tupinambás.

Fator crucial para o desenvolvimento da região foi a implementação da ferrovia. Isso foi viabilizado em 1874, quando o Governo Imperial aprovou a construção de uma estrada de ferro ligando Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro até Tombos do Carangola. A estação de Tombos foi inaugurada em 1 de janeiro de 1886, o que garantiu uma ligação direta com o Rio de Janeiro.

No âmbito esportivo destaca-se a equipe do Tombense Futebol Clube, que desde 2015 disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e desde 2013 está na elite do futebol mineiro. Um feito surpreendente para um time que está localizado em uma cidade com menos de 10 mil habitantes, configurando-se como a cidade com menor população a ter uma equipe de futebol profissional.

 

 

Pesquisar