Situação deixa as autoridades turcas em alerta máximo
Centenas de crateras, muitas delas suficientemente grandes para engolir vários ônibus, surgiram em planícies na Turquia durante a seca e, consequentemente, pouca neve na região.
A situação deixa autoridades locais em alerta, já que os buracos enormes estão se espalhando e se aproximando de áreas residenciais.
“A situação da seca está piorando”, disse o agricultor Tahsin Gundogdu, cuja colheita compõe batatas que ele vende para a gigante alimentícia americana PepsiCo.
Com uma profundidade vertiginosa, eles aparecem quando as cavernas subterrâneas criadas pela seca não podem mais suportar o peso da camada de solo acima.
As tentativas de obter água por outros meios são mais caras, diminuindo a renda dos agricultores. Mas a dependência contínua da água subterrânea provavelmente tornará o problema ainda mais grave.
O professor Fetullah Arik, do Centro de Pesquisa de Poços da Universidade Técnica Konya, contou agora cerca de 600 sumidouros na planície de Konya, quase o dobro dos 350 contados no ano passado.