O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema na quinta (15) e a decisão foi publicada no Diário Oficial nesta sexta (16)
A maioria das regiões de Minas Gerais retornou para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. O governo do Estado publicou no Diário Oficial a decisão nesta sexta-feira (16).
O anúncio já havia sido feito pelo governador Romeu Zema (Novo) na última quinta-feira (15), em entrevista coletiva.
De acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, nesta etapa do programa podem funcionar todos os setores, desde que adotem normas de segurança contra a Covid-19.
Além disso, a mudança da Onda Roxa para Vermelha ocorrerá de forma gradativa, ou seja, em diferentes datas. A primeira acontece a partir deste sábado (17), nas microrregiões de Belo Horizonte, como Nova Lima, Betim e Curvelo.
O Triângulo do Norte, Triângulo Sul e Noroeste, já se encontraram na Onda Vermelha desde a última segunda-feira (9), por isso podem permanecer nesta etapa.
O governador explicou que 60% a 70% dos municípios do estado estarão na Onda Vermelha. Porém, apesar dos números melhorarem, todos os cuidados devem ser mantidos para evitar que as cidades voltem para a fase ainda mais restritiva.
Na Onda Vermelha, as prefeituras não possuem mais a obrigatoriedade de aderir ao Minas Consciente.