As ações da polícia foram nas cidades de Araçuaí, Uberlândia, Divinópolis e Carmo do Cajuru
Com o objetivo de evitar aglomerações durante a Onda Roxa do Plano Minas Consciente, a Polícia Militar (PM) tem realizado operações de fiscalização em diversas cidades mineiras. Durante as ações, as equipes atuam em vistorias de lugares públicos e comerciais e também na conscientização da população sobre as novas medidas restritivas implantadas pelo Governo do Estado.
De acordo com a porta-voz da PMMG, capitão Layla Brunnela, os munícipes que não seguirem as ordens decretadas poderão ser conduzidos para as delegacias locais.
“A abordagem, que se inicia com um papel educativo e de conscientização, pode, sim, levar à condução daquelas pessoas que persistirem no descumprimento dos decretos estaduais e municipais”, ressaltou a capitão.
Araçuaí
Em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, sete pessoas foram presas por estarem fazendo festa próximo à Secretaria de Saúde da cidade, com som alto e bebidas, na última sexta-feira (19). De acordo com a polícia, o grupo não usava máscara e nem mantinha distanciamento social.
Uberlândia
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as ações foram no entorno da Represa de Miranda para prevenir e repreender festas no local. Durante a fiscalização, a PM interditou uma embarcação que estava sendo conduzida por um menor de idade e notificou dois barcos por irregularidade na documentação.
Além disso, a ação gerou 14 notificações de trânsito e a remoção de três veículos. Na fiscalização, foram usados patrulhamentos aquático, aéreo e terrestre.
Divinópolis e Carmo do Cajuru
Nas cidades do Centro-Oeste de Minas, as ações foram em conjunto com as prefeituras. Em Divinópolis, o patrulhamento preventivo foi realizado nas proximidades do Lago das Roseiras.
Em Carmo do Cajuru, a PM realizou atividades nos locais conhecidos como Paredão, Retiro do Lago e Barragem do Gafanhoto.
Uma pessoa com mandado de prisão em aberto foi detida. Além disso, as autoridades ainda autuaram motoristas e removeram veículos por infrações de trânsito.
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Além das cidades do interior, Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, na Grande BH, também foram fiscalizadas.
Em Contagem, a operação “Pacto pela Vida” vistoriou 16 estabelecimentos comerciais. Dois deles foram notificados. Já em Justinópolis, um bar foi interditado por estar aberto e recebendo clientes.