Atendimentos em UBSs de suspeitas de Covid podem reduzir internações


Unidade de Saúde do bairro Abadia está aberta neste fim de semana entre 7h e 11h para atendimento de casos de síndrome gripal (Foto/Jairo Chagas)

Funcionamento de Unidades Básicas de Saúde nos fins de semana para atendimento de pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal tem por objetivo evitar aumento de demanda pelas UPAs e também proporcionar início de tratamento mais rápido e reduzir a ocorrência de casos mais graves da Covid-19 que possam exigir Internação. Explicação é da diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Pimenta, durante entrevista ao programa Pingo do J neste sábado, recomendando ainda que ao primeiro sinal de síndrome gripal as pessoas devem procurar uma UBS, que durante a semana funcionam das 8h às 17h.

Nesse fim de semana quatro Unidades Básicas de Saúde estão funcionando. São as Unidades Edison Reis no Bairro São Cristóvão, A UBS Roberto Árabe no Bairro Mercês, a UBS Aloísio Prata no bairro Elza Amuí e a Unidade Matricial Abadia localizada na avenida Carangola. Os atendimentos são feitos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem para atendimento de pacientes com queixa de síndrome gripal. O horário de funcionamento no sábado e domingo é das 7 horas da manhã as 11 horas.

Os sintomas de síndrome gripal são: dor de cabeça, febre, coriza, dor de garganta, dor no corpo, diarreia. “É algo que caracterize sintomas que indiquem uma gripe, resfriado o que pode ser uma covid positivo” explicou Sandra Pimenta. O paciente que procura as UBSs passa por consulta e exame clínico por um médico e, conforme a avaliação, é feito o teste PCR dentro da própria UBS. Os testes são aplicados apenas em quem apresenta sintomas, mesmo porque, para ter eficácia, os sintomas precisam estar entre o terceiro e quarto dia para não comprometer os resultados.

A intensão dessa extensão de atendimentos na Unidades Básicas de Saúde para os finis de semana é para que o tratamento seja iniciado logo nos primeiros sintomas. Segundo Sandra, é importante procurar a UBS assim que sentir algo diferente “O organismo se adapta a respirar menos(…) o paciente quando procura um médico os sintomas estão muito mais agravados e às vezes tendo que ser encaminhado para um pronto-atendimento ou para um hospital”. Esse inicio de tratamento logo no começo dos sintomas também busca desafogar as ocupações de leitos dos hospitais.

Após a consulta, o atendimento segue em monitoramento. Um profissional de saúde por meio de ligações telefônicas irá acompanhar diariamente o quadro de evolução do paciente. Essa assistência é feita para que não haja piora do caso. Sandra orienta as pessoas que fizerem os testes em farmácias entrar em contato com UBS mais próxima de sua casa para acompanhamento do caso, antes de ter piora no quadro e também seja monitorada a evolução do caso.

No final de semana passado haviam 3 UBS funcionando, neste foi estendido para 4. Uberaba possui 26 Unidades Básicas de Saúde que normalmente atendem de segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento das 8h às 17h.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar