O governador explicou que o estado não possui leitos e que está negociando com laboratórios a compra de vacinas
O governador Romeu Zema (Novo) disse que a onda roxa será implantada nos 853 municípios de Minas Gerais. O pronunciamento foi feito durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (16), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A medida é a mais restritiva do programa Minas Consciente para controle da Covid-19 e inicia a partir desta quarta-feira (17).
Independente se a cidade tenha aderido ao programa, a medida deve ser adotada. Conforme Zema, o estado não possui mais capacidade de atendimento e quem faz aglomeração pode ser “taxado de assassino”.
Serviços essenciais podem funcionar entre 5h e 20h nesta etapa. A recomendação é que apenas pessoas que trabalham nos locais que podem abrir saiam de casa ou que precisam ir a serviços autorizados a funcionar.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão trabalhar em conjunto para evitar aglomerações. Após as 20h, a atuação será reforçada para orientar a população sobre a gravidade da situação.
Zema ainda explicou que não têm vagas nas unidades de saúde. Sobre a vacinação, ele destacou que mesmo com o processo mais rápido, ainda não é o suficiente. O governador contou que está negociando com cinco laboratórios que produzem vacinas da Coronavac, Astrazeneca, Pfizer, Sputnik e Jansen.
Veja a coletiva na íntegra:
Ver essa foto no Instagram