Detran-MG (Departamento Nacional de Trânsito de Minas Gerais) suspendeu todos os exames de legislação e de direção nos municípios inseridos da onda roxa do Programa Minas Consciente. A medida foi tomada em razão dos números que envolvem a pandemia e visa a redução da circulação de veículos e pessoas.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SIPROCFC-MG) em Uberaba, Marcelo Lima, as autoescolas estão fechadas, funcionando apenas internamente, prestando atendimento por telefone ou online nos municípios inseridos da onda roxa. Ele informa, porém, que, antes da decisão, o Detran-MG havia mantido os exames e aulas práticas. A medida prejudicaria os alunos. “Manter exames sem aulas seria inviável, sendo prejudicial, principalmente para os alunos”, informa. Ele ainda tentou viabilizar o funcionamento das autoescolas junto à Prefeitura de Uberaba, tendo em vista a orientação do Detran-MG
No entanto, nessa terça-feira (9), o órgão deliberou pela suspensão dos exames para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
Em nota, o Detran-MG esclareceu que o cancelamento dos exames já marcados não prejudicará os candidatos. Para tanto, as taxas já pagas devem ser reaproveitadas quando dos novos agendamentos. Candidatos cujos exames médicos estão prestes a vencer terão possibilidade de realizar mais um exame de direção.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba