Fotos/Joanna Prata
Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Neves orienta os cidadãos sobre as medidas adotadas pela fiscalização
Na manhã desta quarta-feira (10) Guarda Municipal de Uberaba esteve com grande efetivo centro da cidade. Guardas municipais interditaram bancos e o caminho central do Calçadão da Artur Machado. Cavaletes e fitas zebradas foram instalados para direcionar o fluxo de pessoas, organizando o sentido ideal para os pedestres, qual seja o lado direito para descer e o esquerdo para subir. O objetivo é evitar que pessoas se cruzem. Os bancos tanto de madeira como de concreto também foram bloqueados para dispersar a população.
A medida tomada nesse terceiro útil da onda roxa foi uma solicitação da prefeita Elisa Araújo à força de segurança municipal após constatar que o trabalho de orientação à população não surtiu o efeito esperado pelo Município. A reportagem esteve no local acompanhando o trabalho e conversou com o Comandante Neves, da GM. “Após a identificação através de fotos e também in loco, constatamos que muitos Uberabenses estavam ficando estacionados no Calçadão e foi verificada aglomeração (…). Vamos trabalhar aqui na orientação do trânsito de pedestres, evitando que fiquem parados aqui no nosso calçadão”, informou o comandante.
A reportagem do Jornal da Manhã conversou com alguns pedestres que passavam pelo local. A moradora do bairro capelinha do barreiro Suellen Pimenta estava no Calçadão e disse ao JM que estava no local aguardando a emissão de um documento para acerto trabalhista. Ela disse concordar com a medida. “É o certo a se fazer no momento já que as pessoas estão sem consciência”, disse.
Outra pessoa que estava no local é o morador de Itapira Elcinei Carlos. Ele contou para a reportagem que veio até Uberaba para uma consulta medica. “Eu não queria estar aqui, mas tive que sair da minha cidade por essa questão de saúde”, disse. A grande maioria dos pedestres consultados pela reportagem disse estar passando pelo centro por necessidade, como consultas médicas ou exames. Além disso, a reportagem notou a ausência de vendedores ambulantes na região central, cuja presença, mesmo que com nobre motivação, fere a determinação de fechamento do comércio não essencial durante a onda roxa.
Elcinei Carlos, morador de Itapira, conversou com a reportagem
Confira o movimento registrado nesta quarta-feira (10):
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba