Foto/Arquivo
Renê Inácio, chefe do Departamento de Posturas
Os estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas estão com o funcionamento nos finais de semana restrito aos serviços de delivery e drive-thru, de acordo com o Decreto Municipal 306. Contudo, a fiscalização municipal observa a desobediência do decreto com extensas filas de pessoas a pé para simular uma fila de carros.
Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, 3, o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio, indicou postura mais rígida dos órgãos fiscalizadores frente aos inúmeros casos de estabelecimentos que formam filas de pessoas e tentam driblar a modalidade de drive-thru estabelecida no decreto.
“Das 17 autuações neste fim de semana, algumas foram por isso. Chegou ao limite a questão de aglomeração na porta do estabelecimento. O drive-thru é dentro do veículo, direto no veículo. Não vai ser tolerada aquela fila com pessoas em pé. A fiscalização já está atenta a isso e, se for caso de reincidência, o estabelecimento poderá ser interditado”, declara Renê.
De acordo com o chefe, além das filas de falsos drive-thrus, alguns estabelecimentos não cumprem a responsabilidade de fiscalizar o próprio local. Os clientes e até funcionários, não são bem orientados quanto à forma de utilização de máscaras e álcool em gel, o que causa prejuízo para os dois lados.
“Infelizmente temos esse tipo de situação, de chegarmos em estabelecimentos e funcionários e clientes sem a máscara, ou utilizando de maneira inadequada, no queixo ou no pescoço. As pessoas acham que só porque têm cerveja na mão podem ficar sem a máscara, ou estão só conversando na mesa e não colocam máscara. Precisa de ação da própria fiscalização municipal para que cada um cuide da sua saúde e da saúde dos outros”, finaliza Renê.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba