Os grafites feitos nos muros pretendem valorizar a arte e os artistas locais
As ruas de Divinópolis e Pará de Minas estão mais coloridas e chamando atenção de quem passa por elas. As duas cidades do Centro-Oeste do Estado passaram, nas últimas semanas, pelo Circuito “Ser Urbano 21”, um projeto de grafitação desenvolvido pelo Instituto Dom Quixote (IDQ).
Com o apoio de uma grife de roupas, a iniciativa consiste em deixar os muros das cidades mais alegres e artísticos, por meio do grafite. A produção é feita por artistas locais que fazem parte do Instituto e visa valorizar a arte em espaços públicos.
O diretor executivo do IDQ, João Vitor Aquino, afirmou que o projeto alcançou os objetivos estipulados pela equipe, que além da valorização da arte, também dá visibilidade aos artistas locais.
“Conseguimos dar visibilidade no trabalho de nossos artistas, mostrando a arte para as pessoas que transitam pelos espaços púbicos”.
Além de Divinópolis e Pará de Minas, o Instituto também realizou atividades na capital Belo Horizonte. Até agora, 21 muros foram pintados nas três cidades mineiras.
O projeto
De acordo com João Vitor Aquino, o projeto “Ser Urbano 21” busca celebrar o novo ano e levar esperança, saúde, leveza e cor às cidades. Fillipe Valadares, presidente da grife que contribuiu com as ações, salientou que a iniciativa dá voz às comunidades através do grafite e ajuda os novos artistas à mostrarem seus trabalhos.
Para a grafitação, foram selecionados sete artistas de cada município. Os locais que estamparam as artes foram escolhidos estrategicamente, uma vez que todos tenham relevância cultural ou social para a cidade.
Os cidadãos já podem visitar as obras recém-criadas, desde que respeitem os protocolos de segurança impostos pelas devidas prefeituras.
Foto: Ser Urbano 21/Divulgação