Além da pandemia, a baixa temperatura deixa ainda mais vulnerável os moradores em situação de rua
A cidade de Ulm, na Alemanha, possui um inverno muito rigoroso. Por isso, nos últimos dois anos, a prefeitura autorizou espalhar várias cabines pela localidade para proteger moradores de rua. A cápsula feita de aço e madeira, batizada de Ulmer Nest (Ninho de Ulm), é a prova d’água e de vento. Além disso, é alimentada por energia solar e conta até com conexão à internet. A privacidade é garantida, visto que não há câmera no interior.
Os casulos instalados nas ruas e nos parques ganharam, neste ano, um isolamento térmico, ou seja, protege os ocupantes do frio. As unidades ainda têm comunicação direta com a ONG, responsável pelo projeto social, para que elas possam ser higienizadas ou consertadas quando necessário.
Cada ninho, que circula ar fresco constantemente, pode abrigar até duas pessoas.
“Com os Ulmer Nests, esperamos oferecer um pouco de segurança e proteção para aqueles mais necessitados em Ulm”, disse a ONG.
Atualmente, a Alemanha possui uma população de desabrigados de mais 650 mil. Desta forma, o objetivo é implementar a ideia em outras partes do país e também por toda a Europa.
Uma ideia muito inovadora, né?