Operação contou com o empenho de cerca de 30 bombeiros por dia e apoio de brigadistas
Nessa terça-feira (22), o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o grande incêndio florestal que queimava a vegetação da Serra do Mel, em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. As chamas tiveram início no dia 14 deste mês.
De acordo com as informações da guarnição, a operação contou com o empenho de cerca de 30 bombeiros por dia e também com o apoio dos militares do Batalhão de Emergência Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD).
Além disso, oito viaturas, entre elas caminhões de combate a incêndios, viaturas 4×4 e motos operacionais foram utilizadas no combate ao incêndio.
Os Bombeiros coordenaram as ações planejando combate direto e indireto as chamas, com trabalhos iniciados às 4h30 e monitoramento noturno.
As equipes também tiveram auxílio de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que disponibilizaram a aeronave modelo Air Tracktor, com capacidade de 1.900 litros. A aeronave realizou diversos lançamentos de água sobre a região afetada pelas chamas. A Polícia Militar também contribuiu com a aeronave Pegasus 08 e com o Bambi Bucket, que tem a capacidade de 500 litros de água.
O Exército Brasileiro cedeu militares, um caminhão de transporte de pessoas e um caminhão pipa com 12 mil litros de água. A Prefeitura Municipal de Montes Claros, a Defesa Civil Municipal, o Instituto Grande Sertão (IGS), a Copasa, as empresas privadas Lafarge Holcim, Coteminas e o Condomínio Gran Rooyale prestaram apoio aos Bombeiros.
A população da cidade também aparou os militares e brigadistas com doações de água potável, frutas e alimentos.
Vale ressaltar que os Bombeiros estimam que 107 hectares foram queimados. Já a causa do incêndio não foi presumida.
Os militares continuam com o efetivo no local fazendo o trabalho de monitoramento, prevenção e rescaldo.
Veja as fotos: