Há seis anos, um mistério sobre um fenômeno se repete na região do Ártico, na Rússia. A cratera gigantesca foi descoberta por uma equipe da emissora Vesti Yamal TV.
Na época, a emissora se dirigia a outro local, após uma grande explosão durante um verão muito quente para os padrões da Rússia. Nas redes sociais, o mistério é explicado de várias maneiras: alguns falam em OVNI e outros em teste secreto de míssil.
O mistério ganhou tanta repercussão que cientistas foram ao local para medir a profundidade da cratera e descobriram que são 50 metros. Com isso, essa é a 17ª cratera na região nos últimos seis anos.
Além disso, os cientistas afirmaram que os blocos de solo e gelo foram lançados a centenas de metros do epicentro por uma força colossal causada pela explosão. Ainda acredita-se que o gás acabou liberado no solo que foi ser congelado por milhares de anos e que agora está começando a descongelar.
Para o cientista Evgeny Chuvilin, pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia Skolkovo, a cratera é impressionante em tamanho de grandeza e surgiu de forças colossais da natureza.
Já o professor Vasily Bogoyavlensky, do Instituto Russo de Pesquisa de Petróleo e Gás, localizado em Moscou, disse à emissora que o enorme buraco é incomum. Vasily ainda destacou que a cratera contém muitas informações científicas, que ainda não estão prontas para serem divulgadas.