Cratera engole dois cachorros e uma casa no México

Especialistas dizem que a cratera ainda pode crescer mais

Uma enorme cratera, que não para de crescer em região rural no México, “engoliu” dois cachorros e uma casa.

No início deste mês, um sumidouro de 60 metros em Santa María Zacatepec, no Estado de Puebla, levou dois cães, Spay e Spike, para as suas profundezas. Felizmente, depois de uma missão de resgate perigosa, os cães foram resgatados vivos.

Entretanto, o buraco não parou de crescer. Os proprietários de uma casa próxima foram retirados do local. Na última semana, a casa ruiu e caiu no sumidouro, de cerca de 45 metros de profundidade, segundo análise de especialistas.

Magdalena Xalamihua, que morava na casa com o marido e dois filhos, relatou ter ouvido um “estrondo” em 29 de maio.

“Nós pensamos que fossem fogos de artifício, mas olhamos para fora e vimos a terra se movendo e a água subindo, como ondas. Corremos”, disse ela.

A família morava na casa havia pouco mais de um ano, mas o prefeito de Puebla, Miguel Barbosa, garantiu indenização, um terreno e a construção de uma nova casa.

Na última medição, a cratera media 124 metros de diâmetro. Embora os motivos por trás de sua formação não sejam claras, o Escritório Nacional de Defesa Civil do México disse que pode ser devido a um rio subterrâneo. Já Beatriz Manrique, secretária ambiental da região, acredita que pode ser uma combinação de fatores.

“O amolecimento do campo, toda a área estava sendo cultivada, assim como a extração da água subterrânea, que amolece o subsolo”, afirmou.

Estudiosos não sabem até que tamanho a cratera pode chegar.

Foto: Reprodução/Twitter

funcionário do McDonald’s

Pesquisar