Ibope dá início à terceira fase de pesquisa que investiga disseminação do coronavírus em cidades brasileiras. Equipe do instituto chega a Uberaba hoje para mais uma rodada de testes e entrevistas com residentes da cidade a partir de amanhã.
Entrevistadores começam a percorrer os bairros neste domingo (21), a partir de 9h, para realizar mais 250 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória por meio de sorteio. A aplicação dos testes e as entrevistas com os selecionados deve se estender até quarta-feira (24).
Nas duas etapas anteriores da pesquisa, um total de 500 pessoas foram testadas na cidade. Todos os resultados foram negativos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, os dados são importantes e serão somados às informações disponibilizadas ao Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus.
Uberaba está entre os 133 municípios participantes de pesquisa nacional liderada pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para identificar de que forma o vírus está se propagando em todo o país. O objetivo é submeter cerca de 33 mil pessoas ao teste rápido que detecta a presença de anticorpos a partir de amostras de sangue coletadas.
Segundo as informações do Ministério da Saúde, serão apurados fatores como o número de infectados, a velocidade de disseminação do vírus e a taxa de letalidade da Covid-19 na região.
Os resultados do estudo possibilitarão criar políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do coronavírus no território brasileiro.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba