Dias das Mães é tradicionalmente a segunda data mais importante em volume de vendas no ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Desta vez, contudo, em meio à pandemia do novo coronavírus, o Dia das Mães, no próximo domingo (10), tem tudo para entrar para a história, no país e em Minas, como o pior das vendas da história. A projeção da Confederação Nacional do Comércio é de que, em todo o Brasil, a queda seja de 59,2% sobre o faturamento de 2019. No Estado, o tombo será de 46,6%.
Comerciantes mineiros relataram quedas de 80% a 100% no faturamento e em Uberaba a realidade não é diferente.
Em loja na rua Vigário Silva, a gerente de uma loja de roupas masculinas e femininas conta que o Dia das Mães este ano será muito atípico e que, apesar das expectativas, percebe que as vendas ficarão abaixo do esperado. “Nosso principal público é o que passa pela região central de Uberaba e já percebemos que neste ano a segunda melhor data para vendas não terá o mesmo resultado”, lamentou Marli Araújo.
Do mesmo seguimento, o comerciante Halex Bregolato Freiri, conta que está no calçadão da Artur Machado há quase 20 anos e que o Dia das Mães este ano será mais magro. “Não tenho expectativa de aumento nas vendas, meu público é muito exigente, mas agradeço de poder trabalhar. Só de não manter tudo fechado já é um caminho, que acredito que aos poucos possa ir em direção à normalidade”, opina.
O empresário conta ainda, que não só o Dia das Mães foi prejudicado. “Cancelamos as compras para festas de junho e julho também. Maio abre o ano no comércio e, desta vez, está sendo bem diferente e desafiador”, pondera.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba