HC-UFTM vai realizar cerca de 500 testes por semana para coronavírus

Foto/Arquivo JM

Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) fará testagem para a Covid-19. A expectativa é realizar em torno de 500 exames semanalmente, em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) conforme adianta a superintendente, Ana Lúcia Simões. “Nossa intenção é contribuir para a detecção da doença, agilizando os resultados, com a realização destes exames”, diz.

De acordo com ela, o HC dá andamento ao credenciamento junto à Secretaria Estadual de Saúde, via Fundação Ezequiel Dias (Funed), para receber os kits para dar início à realização dos testes. Além disso, a superintendente informa que foi montado um laboratório específico para realizar os testes, com os equipamentos necessários e toda adequação com protocolos de biossegurança e formação de equipe especializada para este trabalho. “Estamos preparados. Nós temos recursos humanos, equipamentos e toda infraestrutura necessária”, diz Ana Lúcia, sendo a única pendência é de insumos, ou seja, os kits, via Funded, para a realização dos exames para a detecção do vírus causador da Covid-19,

Ao mesmo tempo, o Hospital de Clínicas finaliza a parte jurídica para receber dez mil kits doados pela Mosaic Fertilizantes, que também vai contribuir com o trabalho de testagem. Estes testes, do tipo PCR, utiliza a técnica conhecida como RT-PCR – sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Este método, que fornece os resultados em até 24 horas, é considerado um dos mais completos, já que evita a necessidade de contraprova.

Ana Lúcia explica que os testes sairão com custo de R$ 60 e serão direcionados a todos pacientes dos municípios que englobam a macrorregional Triângulo Sul, mas dando prioridade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. O valor será arcado totalmente pela instituição, sem custo para os pacientes.

A superintendente também reforça que o Hospital de Clínicas é o segundo na retaguarda para a recepção de pacientes enfermos da Covid-19, sendo a referência para receber doentes o Hospital Regional, seguido da primeira retaguarda que é o Hospital Universitário Mário Palmério. Além disso, o HC continua atendendo pacientes da média e alta complexidade, sendo que estão suspenso apenas os atendimentos eletivos, por força do decreto municipal.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar