Número de mortes sobe para 39 em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, na manhã deste sábado (18), que o número de mortes por coronavírus chega a 39 no estado, quatro a mais do que o registrado no último boletim. Outros 83 óbitos seguem em investigação.

Ainda de acordo com o balanço, até o momento, foram 1.077 casos confirmados. Já o total de casos suspeitos de doença chega a 72.991.

A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 24 dos 39 pacientes. E idosos: 34 deles têm mais de 60 anos e apenas 5 têm menos. Além disso, 85% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

No início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) informava qual era a comorbidade de cada paciente que havia morrido com a Covid-19. Em abril, no entanto, a pasta parou de informar. Questionada, a SES disse que, pela “possibilidade de ocorrência em municípios de pequeno porte”, “os pacientes podem ser facilmente identificados, quando descritas características específicas”. “Assim sendo, no intuito de mantermos a confidencialidade das informações fornecidas pelos pacientes e/ou familiares, passamos a não mais divulgar o descritivo detalhado de informações por paciente”.

O município com mais mortes até agora foi Belo Horizonte, com 8 casos. Em seguida, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 4.
Fonte: G1

O post Número de mortes sobe para 39 em Minas Gerais apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar