Em apoio aos municípios, Anglo American investe R$ 5 milhões em prevenção ao Coronavírus

A Anglo American está tomando uma série de medidas para prevenir e combater a disseminação do novo Coronavírus entre seus empregados, fornecedores e comunidades. Para isso, a empresa vem trabalhando em parceria com prefeituras locais, fazendo parte, por exemplo, do comitê gestor de crise das prefeituras dos municípios de sua área de atuação. Até agora, a empresa já investiu recursos da ordem de R$ 5 milhões em equipamentos e materiais que serão doados às cidades.

A mineradora já recebeu e vai disponibilizar equipamentos respiradores, fundamentais para salvar vidas, para os sistemas de saúde dos municípios da área de influência de suas operações de níquel (GO), minério de ferro (MG) e Porto do Açu (RJ) e seus respectivos estados. Foram encomendadas, ainda, camas hospitalares, luvas para procedimentos, máscaras cirúrgicas, termômetros infravermelhos, óculos de segurança de ampla visão, capotes impermeáveis e outros equipamentos.

Além disso, o Minas-Rio está operando apenas com funções essenciais, o que representa uma redução de mais de 2 mil empregados em nossas operações para garantir a saúde e segurança, além de estar seguindo as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

“A segurança dos nossos empregados é também a segurança de toda a comunidade. Por isso, estamos sendo rigorosos na implantação das ações de distanciamento dentro das áreas, refeitórios e demais espaços internos. Estamos trabalhando, também, para diminuir ainda mais o número de pessoas que precisam estar na operação, de forma planejada e sem descuidar da segurança, reduzindo significativamente o fluxo em nossas áreas industriais e entre os municípios”, ressalta o diretor de operações de minério de ferro na Anglo American, Reinaldo Brandão.

Distanciamento

Entre as medidas adotadas internamente na Anglo American, está o distanciamento de pelo menos dois metros durante suas atividades, refeitórios e filas, além de aferição diária da temperatura. Os ônibus que transportam os empregados operam com lotação máxima de 50% da capacidade, sendo que micro-ônibus foram substituídos por ônibus maiores. As instalações também tiveram suas rotinas de limpeza reforçadas, o álcool em gel está sendo distribuído aos empregados e o álcool comum para a limpeza das áreas comuns.

Qualquer trabalhador que apresente sintomas é imediatamente afastado e aqueles que tiveram contato com pessoas que estiveram em áreas de risco recentemente também passam a ficar, temporariamente, em casa. Viagens nacionais e internacionais foram canceladas e reuniões são feitas por videoconferências. Trabalhadores com condições de saúde que os tornem mais suscetíveis ao Covid-19 estão regime de trabalho remoto, bem como aqueles que convivem com idosos ou outras pessoas de risco.

Abastecimento com segurança

Segundo Reinaldo Brandão, os minérios produzidos pela Anglo American fazem parte da cadeia industrial de uma série de outras empresas, que são base para a continuidade do processo produtivo como, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, na cadeia do aço, insumo essencial na produção de equipamentos hospitalares, meios de transporte e construção civil, entre outros.

“Nosso compromisso com nossos empregados próprios e terceiros, com nossas comunidades anfitriãs, com as autoridades locais e com a sociedade em geral é de manter nossas atividades com um contingente mínimo necessário, em ambiente seguro, de forma que possamos continuar a desempenhar nosso papel na sociedade, seja na geração de empregos, renda e impostos, na cadeia de fornecedores e nos projetos socioambientais que apoiamos, em parceria com diversas instituições”, afirma.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

Pesquisar