Celebrações da Semana Santa serão transmitidas pela internet e rádio da Igreja em Uberaba

Arquidiocese de Uberaba mantém a recomendação para que os fiéis fiquem em casa durante as celebrações da Semana Santa. A orientação, repassada pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Peixoto Mendes, visa resguardar as pessoas contra a transmissão da Covid-19. Além disso, todas as celebrações serão transmitidas online para que os fiéis possam acompanhar pelas redes sociais (Facebook e Instagram). As transmissões acontecem nas páginas da Arquidiocese de Uberaba e por meio da Rádio Metropolitana.

Em relação à celebração do Domingo de Ramos, neste dia 5 de abril, a Arquidiocese de Uberaba incentiva a "Páscoa Solidária", baseado no tema da Campanha da Fraternidade, "Viu, sentiu compaixão e cuidou". A Páscoa Solidária vai arrecadar donativos junto à comunidade. Para participar, os fiéis podem entregar na paróquia mais próxima, entre 9h às 12h deste domingo, materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos. A recomendação é para as pessoas, ao se deslocarem para realizar as doações, tomem os devidos cuidados de higiene e distanciamento social. Toda a arrecadação será doada para as famílias que a Igreja Católica atende mensalmente. Com os donativos, as pessoas poderão enfrentar a pandemia com menos dificuldades.

Já a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é de colocar ramos na porta das casas ou em lugares visíveis para celebrar o Domingo de Ramos. A atitude é considerada pela religião como um hábito que “marca a casa do povo de Deus”. O “Domingo de Ramos" é uma comemoração cristã que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e abre a Semana Santa.

Para Dom Paulo, todas as celebrações serão mantidas à distância, até que a situação envolvendo o coronavírus seja controlada, principalmente ao longo da Semana Santa. “Estamos passando por uma realidade inédita na vida da Igreja e de todo o nosso povo. Todos nós estamos contribuindo para a não disseminação do vírus, tendo que desorganizar nosso calendário. E vejo que devemos continuar assim até que haja liberação para o retorno ao normal e às atividades do dia a dia. Significa que é importante dar atenção ao que as autoridades têm pedido”, afirma.

A orientação é que os padres façam, mesmo que de forma restrita, ou seja, sem a presença dos fiéis, as principais celebrações, e quem tem meios próprios deve fazer a transmissão pelas redes sociais. Segundo ele, cabe a cada pessoa escolher se prefere acompanhar as missas online nas redes sociais, ou as celebrações televisionadas. “O importante é que não deixemos de participar”, diz.

Ele também divulgou o cronograma das celebrações que irá realizar ao longo da Semana Santa.Todas as celebrações serão transmitidas online, nas páginas da Arquidiocese de Uberaba e da Rádio Metropolitana.

  • No Domingo de Ramos (05), o arcebispo celebrará às 10h, a Missa de Ramos na Catedral.
  • Na Quinta-feira Santa (09) celebrará a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés às 19h.
  • Na Sexta-feira da Paixão (10), o arcebispo presidirá Celebração da Morte do Senhor às 15h.
  • No Sábado Santo (11), Dom Paulo celebrará a Vigília Pascal, às 19h.
  • No Domingo de Páscoa (12), às 10h, a Páscoa do Senhor.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar