Vídeos enviados por moradores de Corinto e Lassance trazem uma denúncia grave de mortandade de peixes no Rio das Velhas, que teria sido provocada por contaminação da água. As imagens foram feitas no dia 14/11 e, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Semad, o motivo da contaminação ainda é desconhecido.
Por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, vamos exigir apuração rigorosa desse caso, bem como a reparação dos danos ambientais pelos responsáveis. É preciso apurar, também, como está a atuação do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e da Polícia Militar de Meio Ambiente no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nas grandes lavouras. É possível que esse desastre já seja consequência da aprovação recorde de agrotóxicos pelo governo federal, desde o começo de 2019.
O rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de água de 70% da população de Belo Horizonte e 41% dos moradores da região metropolitana, está quase sendo rebaixado à categoria de riacho em alguns municípios, como em Sabará, por causa da estiagem.
O alerta é do diretor-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, que fez um apelo à população que depende do curso d’água para que haja um consumo consciente.
Postado originalmente por: VinTV