Diamantina será mais uma vez palco do imperdível Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura. O evento de abertura, que terá entrada franca, será realizado no fim de semana de 20 a 22 de setembro, na Praça do Mercado, e incluirá atrações culturais, cozinhas-show, feira de produtos regionais e praça de alimentação.
No ano em que a cidade comemora 20 anos de tombamento pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, também serão celebrados os 10 anos do Diamantina Gourmet. Por isso, a rica história do município será a fonte de inspiração para os pratos exclusivos que estão sendo criados sob a supervisão do chef Eduardo Avelar.
Dois pilares orientam as receitas: o primeiro privilegia o uso de ingredientes que dão identidade à região, como a palma do inferno, o milho verde, os queijos, a carne de porco e o feijão de andu; o segundo homenageia personagens e edificações históricas. “Estou muito surpreso com a qualidade dos participantes e não tenho dúvida de que os resultados serão surpreendentes”, afirma Avelar.
No evento de abertura, o público poderá experimentar receitas de cinco restaurantes participantes – Mr. Chefs Gastrobar, Singular, Tropicália, Deguste e Sushi Barroco –, cervejas artesanais produzidas no município, além de degustar os queijos e o vinho da região. Gestora do projeto, Flávia Botelho conta que esta edição buscou envolver os mais diversos atores locais, como restaurantes, cervejarias, produtores e artistas.
Outro diferencial será a estrutura do evento. “Neste ano, contamos com um lindo projeto cênico, para receber todo o público. É mais uma surpresa que trazemos nesta edição”, afirma o diretor da Armazém de Stands, responsável pela estrutura do Festival, Thiago Guimarães.
O objetivo do Diamantina Gourmet é incentivar o desenvolvimento do turismo por meio da divulgação e promoção da gastronomia e de suas riquezas e talentos, além de contribuir para aquecer o comércio local. A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas prestigiem o evento.
Ouro e diamantes
Para quem não conhece, a charmosa Diamantina localiza-se no Vale do Jequitinhonha, a 285 quilômetros de Belo Horizonte e é reconhecida por sua história ligada aos ciclos do ouro e dos diamantes e por ser a terra natal de Juscelino Kubitschek (1902-1976) e Chica da Silva (1732-1796). Suas ruas abrigam um casario colonial de inspiração barroca, construções históricas e igrejas seculares, que compõem uma paisagem de tirar o fôlego.
Realizada pelo Sebrae MInas, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, a 10ª edição do Diamantina Gourmet conta com patrocínio da Gasmig e é apoiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Espaço Ampliar, do Instituto Eduardo Frieiro e da Armazém de Stands, com apoio da UMA e da EMATER MG.
Evento de abertura do 10º Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura
Dia 20 de setembro, sexta-feira, das 19h à 01h
Dia 21, sábado, das 15h às 01h
Dia 22, domingo, das 13h às 18h
Local: Praça do Mercado – Diamantina – Minas Gerais
Mais informações: https://www.facebook.com/diamantinagourmet/
Postado originalmente por: Aconteceu no Vale