Com o objetivo de promover cidadania, gerar trabalho e renda, e fomentar a educação ambiental através de gestão sustentável dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Montes Claros vai apoiar os catadores de material reciclável da Associação Montesul. O Município vai ceder um galpão localizado no bairro Canelas ll para os catadores realizarem o trabalho de coleta seletiva. Ao menos 25 associados serão beneficiados, mas a expectativa é que o número de sócios aumente quando o local estiver com os maquinários montados.
Segundo Vinicius Versiane, secretário municipal de Serviços Urbanos, ao contribuir com a associação de catadores o município está se adequando aos temos do Decreto 7.404/2010, que regulamenta a Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A Lei estabelece uma diferenciação entre resíduo e rejeito, num claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem dos materiais, admitindo a disposição final apenas dos rejeitos. Inclui entre os instrumentos da política as coletas seletivas, os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação dos catadores de materiais recicláveis”, destaca.
Ainda de acordo com Vinicius, cedendo o espaço para os catadores desempenharem suas funções, o Município contribui com a promoção da cidadania e fomenta emprego e renda para os trabalhadores. “Com esse apoio estamos contribuindo com a promoção social, geração de trabalho e renda, educação popular, capacitação profissional e direitos humanos, além de apoiar iniciativas de políticas públicas de fomento à economia solidária, gestão sustentável dos resíduos sólidos e inclusão econômica”, frisa.
Andreia Luciana, educadora popular vinculada à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), destaca que a associação já dispõe de maquinários, e que a cessão do espaço é de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos. “Com o apoio do Município, iremos atuar de maneira coordenada, desenvolvendo metodologias e conteúdos de formação com o objetivo de preparar as cooperativas, associações e seus membros para o avanço na cadeia produtiva de recicláveis e na autonomia das organizações”, afirma.
Postado originalmente por: VinTV