O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira afirmou que a data do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio destinado para pessoas privadas de liberdade mudou para os dias 11 e 12 de dezembro.
O Enem vai ser direcionado para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade.
Segundo informações do Inep, os participantes com idade a partir de 18 anos vão poder utilizar o desempenho do exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Porém, os participantes que são menores de 18 anos, só vão poder utilizar os seus resultados para a autoavaliação de conhecimentos, já que são considerados treineiros.
No entanto, cada Unidade Prisional ou Socioeducativa tem um responsável pedagógico que é responsável pela realização e acompanhamento das inscrições, também é encarregado pelo ensalamento, pela transferência de participantes entre as unidades se for o caso, além da exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada.
O responsável pedagógico também acessa os resultados obtidos pelos participantes, e, em seguida, pode inscrevê-lo nos programas de acesso ao ensino superior.
Além disso, no primeiro dia do exame, que vai ser realizado no dia 11 de dezembro, vão ser aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas com cinco horas e 30 minutos de duração. Já no dia 12 de dezembro, vão ser aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática com cinco horas de duração.
Vale lembrar que o Enem pode ser usado para disputar vagas no ensino superior público pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada, além de concorrer a bolsas no ensino superior privado pelo ProUni – Programa Universidade para Todos e também para conseguir o financiamento pelo Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.
G.J