Em Viçosa, mas também em outras cidades, é grande o número de vendedores ambulantes que ocupa o Centro da cidade. Além dos vendedores, há também comerciantes que usam dessas calçadas como prolongamento dos comércios.
Um dos pontos que sempre é possível observar isso é na Praça Silviano Brandão. Sempre repleta de vendedores dos mais diversos tipos, a praça tem se tornado espaço dos ambulantes, com utensílios domésticos e eletrônicos, brinquedos, roupas, etc. A estimativa é que na somente na região central da cidade há cerca de 50 vendedores ambulantes. Outro ponto também o cruzamento de calçadinho, que sempre tem vendedores ambulantes, principalmente vendendo frutas.
Os comerciantes da cidade destacam que os vendedores ambulantes se tornam concorrentes e cobram uma ação da prefeitura.
Segundo a Casa do Empresário já foi entregue à Secretaria Municipal de Fazenda um ofício cobrando a ação efetiva de fiscalização do comércio ambulante. Contudo, os vendedores ainda continuam atuando livremente pelas ruas, o que atrapalha os comerciantes da cidade que são submetidos a pagar aluguel, funcionários e altos impostos.
A prefeitura destaca que a Secretaria de Fazenda já está trabalhando para que isso se resolva.
Postado originalmente por: Rádio Montanhesa