O câncer é uma doença que afeta milhares de brasileiros, e segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 e 2019, o Brasil terá 600 mil novos casos da doença. Entre os tipos de câncer, o de mama é um dos mais recorrentes entre as mulheres. Para realizar o tratamento, além de cirurgia, a quimioterapia é um dos recursos mais utilizados pelos médicos, porém, dependendo do tipo de droga utilizada, a fertilidade destas mulheres pode ser comprometida.
Pensando nisso, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica e a Sociedade Americana de Medicina recomendam para as pacientes que tem o desejo de se tornar mãe que façam o congelamento de óvulos. As sociedades médicas americanas afirmam que devido ao tratamento para a cura da doença, os óvulos podem ser afetados, impossibilitando essas mulheres de engravidar de forma espontânea após o tratamento.
Com o congelamento dos óvulos, após a realização das sessões de quimioterapia é possível tentar a gravidez.
O câncer de mama é causado, na maioria das vezes, por idade, mas fatores como obesidade, histórico familiar e gravidez tardia também podem ocasionar a doença.
V.V