A cesta de serviços bancários (pacote que dá direito a determinadas transações por mês, mediante o pagamento de um valor fixo), chega a ter uma diferença de preço de 32% entre instituições bancárias. Os dados são provenientes de pesquisa realizada pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
O levantamento analisou quatro pacotes padronizados de cinco bancos: Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Bradesco, Santander e Itaú.
O pacote mais caro foi do Itaú, de R$41, enquanto um da CEF na mesma categoria custa R$36,80 mensais, ou seja, uma diferença de 10,24%. Entre as cestas de serviços mais baratas, a diferença de preço foi de 4,72%, sendo que o Santander tinha a mais cara, de R$12,70, e a Caixa a mais barata: R$12,10.
Segundo o presidente do Procon, Rodrigo Mateus Signorelli, em Uberaba, 44% das pessoas que procuram o órgão de defesa do consumidor buscam auxílio para resolver questões ligadas à área financeira, principalmente problemas ligados aos bancos. Por essa razão, desde o ano passado, a Fundação tem intensificado a fiscalização dos serviços bancários e dado mais atenção às reclamações que envolvem a oferta desses serviços.
“Infelizmente, poucos sabem quanto custa para manter uma conta no banco. Pelo número reduzido de empresas no Brasil, não há concorrência e o consumidor sai prejudicado por isso. Então, a divulgação dessa pesquisa nada mais é do que expor para o consumidor os riscos que ele corre ao utilizar esse tipo de serviço”, argumenta.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
Postado originalmente por: JM Online