Vacinação contra a raiva na área rural começa na próxima segunda

O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses capacitou agentes de zoonoses em preparação para a etapa rural da campanha de vacinação contra raiva animal para cães e gatos. A partir da próxima segunda-feira (16), seis equipes do departamento irão percorrer toda área rural do município para imunizar os animais contra a doença. Na zona urbana, a vacinação está prevista para se iniciar no dia 30 de julho.
A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, explicou que o treinamento orientou sobre a raiva animal e procedimentos durante a campanha, como a forma de trabalhar, os cuidados com as caixas de vacinas, como pegar e vacinar os animais, entre outros. “As equipes vão trabalhar das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira, e a nossa expectativa é que cerca de 9.500 animais na zona rural sejam vacinados no período da campanha, que tem duração de 30 dias, com a possibilidade de ser estendida”, esclareceu Lara.
A chefe do departamento ressalta que a vacinação é importante para garantir a saúde humana, uma vez que cães e gatos são alguns dos principais vetores da raiva, e pede a colaboração da população, deixando as porteiras abertas para que as equipes possam acessar as casas. Devem receber uma dose da vacina os gatos e cães com mais de três meses de vida. Já aqueles animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem receber a dose da vacina.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar