No Brasil, usuários relatam que aparelhos já contam com aplicativo nativo para manuseio do dial
Poucos dias depois do lançamento nacional do Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus em março deste ano, foi veiculada uma notícia de que os dois smartphones não teriam rádio FM em sua versão desbloqueada nos Estados Unidos. A informação deixou o público receoso e muitos acreditavam que o modelo nacional não teria essa função habilitada. Porém a Samsung liberou uma atualização que permite o acesso ao aplicativo do Rádio FM. O portão de notícias “Tudo Rádio” já havia informado anteriormente que a linha Galaxy voltaria a contar com FM liberado e a previsão de antes do lançamento se confirmou.
Na edição norte-americana, apenas aparelhos vendidos por operadoras continham o recurso ativo. Agora, porém, uma atualização liberada pela Samsung para eles aciona o uso do chip de Rádio FM. Entretanto, segundo as informações, o aparelho norte-americano não conta com um aplicativo nativo para isso, sendo preciso recorrer à Play Store para sintonizar em alguma frequência.
A atualização pesa cerca de 350 MB e já está liberada para aqueles que compraram seu Galaxy S9 no exterior. Basta aguardar a sua chegada via OTA ou procurar manualmente pelo menu de configurações. Uma das opções de aplicativo que fóruns tem recomendado para usar o Rádio FM é o NextRadio, que pode baixado gratuitamente.
Sobre a situação do smartphone nacional, a própria Samsung afirmou que o dispositivo não contaria com Rádio FM. Entretanto, aqueles que estão com o aparelho na mão, afirmam que há sim suporte a esse recurso e com direito a aplicativo nativo, que em alguns casos é uma solução mais interessante do que a feita por terceiros.
Vale lembrar que o avanço de aparelhos com sistema operacional Android tem favorecido na ampliação da oferta de FM embarcados nos smartphones.
As informações são do site Tudo Radio